Quem não gosta de churrasco que atire a primeira pedra. Muito difícil encontrar alguém que se enquadre nessa lista — até mesmo os vegetarianos estão se rendendo aos legumes na brasa.

Mais do que um evento ou uma refeição, o churrasco é uma arte. E, assim como não existe um artista sem suas ferramentas de trabalho, também não há um churrasqueiro sem o seu kit churrasco.

Engana-se quem pensa que ter a carne e a churrasqueira acesa já é suficiente para fazer um churrasco. Se você deseja levar isso a sério, terá que ir um pouco além. Afinal, não há como tratar essa paixão nacional com descaso.

A seguir, abordaremos os 9 itens que não podem faltar em seu kit. Se você deseja mandar bem no churrasco, continue a leitura!

1. Grelha

A grelha é a preferida das pessoas na hora de escolher como preparar um churrasco. Isso porque ela é a mais prática para assar carnes que não sejam peças inteiras, o que é o mais comum em churrascos ocasionais. Na grelha, dá para preparar carne de boi, porco, frango, peixe e até legumes, pois ela é muito democrática.

Em relação ao material, ele varia de acordo com o gosto. As grelhas de aço inox são mais fáceis de limpar, ao passo que as de ferro mantêm a temperatura por mais tempo. Cabe a cada um decidir o melhor para si. Seja como for, use sempre grelhas limpas e não enferrujadas.

2. Espeto

O espeto costuma polemizar com a grelha. Há quem ache que, para fazer churrasco, pode-se usar apenas um ou outro, mas a verdade é que há espaço para os dois. Os espetos são ótimos para preparar peças inteiras de carne, pois aguentam melhor o peso e são mais fáceis de fazer com que ela seja assada uniformemente.

Além disso, são excelentes para separar cortes que necessitam de uma temperatura para assar diferente da de outros. Com os espetos, fica fácil colocar o frango um pouco mais para cima enquanto a carne assa lá embaixo. Por isso, eles também são essenciais para seu kit.

3. Tábua

Uma boa tábua é essencial na hora de cortar a carne. Não há nada de equivalente que possa substituí-la, pois ela dá a segurança de passar a faca sem marcar a superfície — afinal, a peça foi feita para isso.

As tábuas de madeira são clássicas, mas você pode encontrar algumas de polietileno. O tamanho do item também pode variar. Nesse caso, escolha um condizente com o que você vai preparar ou com a quantidade de pessoas que costuma servir.

4. Jogo de facas

A faca é a melhor amiga do bom churrasqueiro. Não tem como haver um bom churrasco sem uma faca de qualidade para cortar a carne, pois uma peça ruim pode dilacerá-la em vez de cortá-la em fatias suculentas.

Portanto, escolha um jogo de facas com cabo firme, de aço e bem afiadas. Uma faca grande de lâmina lisa normalmente já resolve o problema, mas é sempre bom contar com algumas auxiliares para o preparo de outros alimentos.

Na hora de cortar o pão de alho, por exemplo, o ideal é uma faca serrilhada; já para os legumes, ter uma peça menor facilita bastante. Portanto, o ideal é você equipar-se com um kit de facas.

5. Afiador de faca

Se você tem uma faca, não há como não ter um afiador também. Não leva muito tempo para que a peça vá perdendo seu fio de corte — e, como o ideal é que ela esteja sempre bem amolada, evitando que a carne desmanche, é bom ter um afiador por perto.

Esse item também costuma ser chamado de chaira e deve usado sempre que você perceber alguma dificuldade no corte. Basta passar a faca algumas vezes de cada lado e ela já estará pronta para o uso novamente.

6. Pinça/pegador

Na hora de virar as carnes ou mudá-las de lugar, o ideal é sempre usar uma pinça ou um pegador. Isso porque o garfo pressupõe furar a carne o tempo todo, o que faz com que ela perca seus líquidos internos (e são justamente eles que garantem sua suculência) mais facilmente.

Sendo assim, a pinça é um item essencial para seu kit. Dê preferência às mais longas, pois, dessa forma, você consegue alcançar posições de longas distâncias da grelha sem queimar a mão.

7. Garfo

Embora tal item tenha sido um pouco desmerecido neste mesmo artigo, ele também tem uma função estratégica em seu kit, principalmente na hora de cortar a carne. Mas vale lembrar que um garfo de churrasqueiro é mais firme e mais longo do que os convencionais.

Portanto, trata-se da melhor pedida para manter a carne estática quando for fatiá-la. Além disso, o garfo também oferece um bom auxílio na hora de servir.

8. Avental

Essa peça é muito negligenciada, mas tem uma função essencial. Um bom avental auxilia na proteção contra fagulhas da brasa, assim como de respingos de gordura quente. Ele não só evita machucados, mas também salva sua roupa de algumas manchas.

Além disso, o avental dá outro porte para o churrasqueiro, podendo trazer inclusive seu nome ou algo do tipo. Trata-se de um item para quem realmente leva a sério fazer churrasco.

9. Pincel de cozinha

A necessidade de um pincel dependerá do tipo de corte que você vai preparar. Uma costela suína, por exemplo, pede obrigatoriamente um molho barbecue, não é verdade? Assim, ter um pincel facilita bastante na hora de passá-lo uniformemente na carne.

Mesmo que não haja nenhum molho especial para ser adicionado, o pincel também pode servir para regar novamente a carne com sua própria gordura derretida, caso a grelha seja do estilo canaleta.

Como deu para perceber, fazer churrasco não é para amadores. Se você quer ser reconhecido como o mestre churrasqueiro de seu grupo, é preciso se equipar. A boa notícia é que todos esses itens são muito duráveis, portanto vai demorar bastante até que precise substituí-los.